segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Seia votada ao ostracismo no que à Serra da Estrela diz respeito

Espero que o leitor não veja neste post um espírito retrógrado ou um provincianismo exacerbado, porque eu não sou uma coisa nem outra.
Se me irrito por ver a minha Terra sistematicamente ignorada quando se fala na nossa região - quando inclusivamente se faz corresponder aquilo que é nosso à cidade da Covilhã (contra a qual nada tenho e até gosto de lá ir de vez em quando) - é porque reconheço que este ostracismo traz consigo invariavelmente cada vez menos turismo e cada vez menos dinheiro e portanto cada vez menos oferta, cada vez menos desenvolvimento e cada vez menos progresso para a nossa Terra.
Posto isto,

veja-se estes exemplos na TV PAGA pelos nossos impostos.
Uma televisão que se diz protagonista do SERVIÇO PÚBLICO!
Ignorando permanentemente uma das duas entradas que a Serra da Estrela tem, leva o turismo todo para o lado da Covilhã quando afinal até a estância de Ski está do lado de cá e pertence ao concelho de Seia.

DESLIGAR O SOM DA JANELA DA SEIATV AQUI À DIREITA PARA NÃO INTERFERIR COM O SOM DAS PEÇAS.



Nesta peça fala-se apenas nas estradas principais de acesso à Serra da Estrela sem particularizar. Menos mal...



Nesta peça dá-se claramente a entender que só se pode chegar à Torre e às pistas de ski pela Covilhã, uma vez que se diz explicitamente que só se pode chegar até às Penhas da Saúde.
Como se a entrada Norte - a de Seia - não existisse. Os jornalistas e a GNR dão a entender que só existe a entrada Sul. Depois fala-se na estância de ski que está situada no nosso concelho, mas nada se diz sobre isso, dando-se a entender que as pistas estão do lado da falsa "única" entrada para a Estrela: a da Covilhã.
A nossa entrada, a de Seia, é uma entrada "maldita" já que é por todos ignorada.
REQUINTE DE MALVADEZ do repórter: fala de duas estradas: a da Covilhã e a "outra" até à Lagoa Comprida e depois para MANTEIGAS????? Que estrada é essa????
A Lagoa só dá acesso directo a Seia: para se ir para Manteigas tem que se fazer um desvio já depois do SABUGUEIRO (de que também nunca se fala).







As 2 peças acima só têm imagens da Guarda e da Covilhã.
Adianto que não há uma única imagem de Seia em qualquer peça filmada pela RTP, SIC ou TVI sobre a Serra da Estrela.
Coincidência? Não. Nem sequer se lembram disso.
Atente-se no placard filmado vezes sem conta que é sempre o mesmo. Covilhã em baixo e Seia em cima.
É o que está colocado na Covilhã.





O Sargento Fernandes fala da interrupção das estradas no Planalto Central. Piornos, Torre e Lagoa Comprida (Seia)



José Alberto carvalho fala da "única estrada" aberta no acesso à Serra da estrela. Imaginem lá qual é... Covilhã-Piornos.
E mais uma vez o fatídico placard da Covilhã...





Esta é uma reportagem das mais ignorantes e mais pulhas para Seia.
A atrasadinha da repórter AFIRMA que "não se pode subir à SERRA porque "não se pode subir acima da Covilhã."
Só há, portanto, uma forma de subir à serra para esta desgraçada ignorante.
Mais à frente a mesma atrasada diz que a RTP só conseguiu chegar aos Piornos porque utilizou um veiculo de 4 rodas(!!!) - queria dizer tracção ás 4 rodas, obviamente. Atrasadinha, mesmo.
Nota positiva: pela única vez um elemento da GNR diz que as estradas estão cortadas tanto do lado da Covilhã como do lado de Seia, mas mal se percebe a palavra Seia. Não interessa. Foi imediatamente cortado o discurso do GNR.





Aqui mostram-se imagens e promove-se o Hotel das Penhas - Turistrela e o H2Otel de Unhais. Como se só houvesse esses. Sobre o Eurosol Camelo Hotel, em Seia, ou a Albergaria Sra do Espinheiro, também em Seia, nem uma imagem nem uma palavra. Seia é terra maldita...




Uma reportagem gémea da anterior filmada exactamente no mesmo sítio - O Hotel das Penhas da Saúde sobre o mesmo assunto: o fim de ano. mas esta ainda é pior e mais sectária que a anterior porque só apresenta um hotel - o da Turistrela - e só fala na Covilhã.





Uma terceira peça filmada no mesmo hotel (RTP=serviço público para a Turistrela) e a dizer o mesmo.
Não satisfeita, a repórter lembra que há outros hotéis para além deste na Serra da Estrela. Mas onde? Na Covilhã!!!
Isto é que é Serviço Público, hein? Adoro pagar impostos assim tão bem empregues!




Ora mais uma vez o mesmo placar da Covilhã, mais uma vez a dizer-se que as estradas estavam fechadas e só se podia ir até aos Piornos, como se outra entrada não houvesse.
E mais uma vez o belo e costumeiro Hotel da Turistrela para fechar a peça. De positivo apenas imagens da Torre e dos radares que se encontram, claro, no concelho de Seia. Tal como a estância de ski.
E NÃO NO DA COVILHÃ!!!





Aqui está mais uma vez a informação de que as estradas de acesso à Serra da Estrela estão cortadas. Mas quais? A de Seia?
Essa não existe. A da Covilhã e a da Torre - Lagoa - Piornos - Manteigas!!!!
Mais uma maravilhosa estrada que existe apenas no imaginário dos magníficos repórteres que fazem a cobertura da neve na Serra porventura bem instalados no Hotel da Turistrela... a única coisa da Serra que, pelos vistos, conhecem bem...

URGE que as forças vivas do Concelho e o Município de Seia intentem acções mediáticas no sentido de dar mais visibilidade a Seia e ao nosso concelho INJUSTA e sistematicamente ostracizado pela comunicação Social e nomeadamente pelas televisões.
Avisei dezenas de vezes nos meus textos, nos jornais, na AM que isto estava a acontecer. O facto está hoje consumado.
Seia, para as televisões, não existe.
E, se não existe para as TVs não existe para o país.

Há que RESSUSCITAR Seia para o País. Urgentemente.
Atrevo-me a dizer que é deste desígnio Concelhio que depende a nosso sucesso no curto prazo.

Não é apostando em acções megalómanas, praticamente inúteis e sem qualquer retorno e que apenas servem para retirar centenas de milhares de euros por ano aos cofres do Município que se traz progresso e desenvolvimento para o Concelho.
É atraindo o Turismo. É a única Indústria que nos pode valer e para a qual Seia e o seu rico concelho tem propensão natural. Atrevo-me a dizer que somos o concelho com maior variedade de oferta cultural, histórica, científica, tecnológica e paisagística de toda a região da Serra da Estrela.
É combatendo a ideia pré-formada de que a Covilhã é a Serra da Estrela em regime de exclusividade e mostrando ao país e ao mundo que Seia existe, que venceremos.
Não é continuando a fechar os olhos e a porta a quem nos procura que singraremos.
Seia só pode subsistir e combater o definhar previsível da indústria - já quase inexistente - atraindo o turismo.
Não temos outra solução neste momento.